Prefeitura de Caucaia lança Programa de capacitação em tecnologia

img
#Trabalho 28 DE OUTUBRO DE 2022

Profissionais especialistas em inovação, tecnologia e desenvolvimento de softwares são os que mais crescem no mercado de trabalho. Só em 2021, houve um aumento de 136% na área. Para oferecer formação específica nessa área e dar aos caucaienses a chance de se inserir nesse importante mercado, nasce o Programa Ninho de Desenvolvedores, maior programa de capacitação em tecnologia do município. Iniciativa da Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Trabalho. O pontapé inicial aconteceu através da aula inaugural que contou com a presença dos mais de 40 jovens selecionados.

Na ocasião, o prefeito de Caucaia Vitor Valim visitou o laboratório do PNDVs, que fica no Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ), e conversou com os alunos sobre a importância do investimento em educação e tecnológica. "É através da educação e tecnologia que vamos mudar o futuro da nossa cidade. Cada vez mais, nós vamos desenvolver a tecnologia e qualificação nessa área da tecnologia em Caucaia. Por isso, o papel da Prefeitura e dos nossos parceiros é o de dar educação de qualidade e capacitação profissional para que os jovens tenham melhores condições no mercado de trabalho", destacou o prefeito.

Além do prefeito, estavam presentes na aula inaugural a secretária de Desenvolvimento social e trabalho, Natécia Campos; secretária executiva da SDST, Izabel Calado; a diretora da Alucom, empresa parceira do Ninho, Ímina Paiva; o engenheiro da Alucom, Marco Antonio Paiva; Diretora do Senac, Dora Fernandes e representantes do CATEQ.

A aluna Roxanny Rodrigues, primeiro lugar geral no processo seletivo do PNDEVs, agradeceu pelo momento e ressaltou que é mãe de dois filhos e que ainda tem muita dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, mas com esse Projeto ela vai ter a oportunidade de se capacitar e receber uma bolsa que vai ajudar em casa. "Eu sempre gostei da área de tecnologia, mas precisei parar por conta dos cuidados com os meus filhos pequenos. Porém, quando vi o edital, eu me inscrevi. Eu fiquei muito feliz com o meu resultado, pois sinto que estou representando as mulheres e mães que têm tanta dificuldade em entrar no mercado de trabalho da tecnologia. Então, com esse apoio da Prefeitura, tenho certeza que vou ter uma verdadeira capacitação nessa área que tanto cresce", pontuou a aluna.

Projeto Ninho de Desenvolvedores

Em agosto deste ano foi lançado o edital de seleção do Projeto Ninho de Desenvolvedores. O Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, instituição vinculada à UniversidadeFederal do Ceará - UFC, foi a organizadora da Seleção Pública.

Foram disponibilizadas 4 vagas, sendo 2 para PCDs e 300 vagas para cadastro de reserva. Os selecionados ganharão bolsa de estudo de R$ 200,00 (duzentos reais) por mês durante o período do curso. O PNDEVs conta com a parceria da Alucom, que equipou o laboratório, e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A gestão municipal investe na qualificação profissional dos cidadãos em todas as áreas para proporcionar mais oportunidades no mercado de trabalho. No Centro de Apoio aoTrabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ), os caucaienses podem contar com serviços de capacitação, além de cadastro no portal mais emprego, serviçosMEI, seguro desemprego, entre outros.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito